
Guia Prático: 5 Etapas para Aumentar Sua Produtividade e Organizar Sua Rotina
Você já parou para pensar
Vamos entender primeiro o que cada termo significa separado para depois juntarmos. O posicionamento é definido como “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”, de acordo com Philip Kotler. Ou seja, tem como objetivo principal diferenciar, destacar, sua marca para que esta ocupe um espaço privilegiado na mente do seu cliente em potencial.
É importante entender que essa percepção é gerada na mente do consumidor, não é o que você diz, mas é sobre o que ele pensa sobre sua Marca e o lugar que ele a coloca – e, pode ser em em primeiro lugar, a última opção ou algo que ele “não quer nem de graça”.
Já os Arquétipos são padrões universais de comportamento presentes no inconsciente coletivo. São como personagens que todos reconhecemos e que despertam emoções fortes, tornando as mensagens mais impactantes e memoráveis para as pessoas. Vamos a um exemplo prático, se eu pedisse para você e outras 5 pessoas descreverem o que uma mãe representa, a maior parte de vocês, se não todos, diriam palavras como: amor, cuidado, proteção, carinho.
E, porquê, nossas respostas possuem significados tão semelhantes ou usamos os mesmos atributos? A resposta está nas “formas elementares” que estão gravadas em nossa mente, estão nas ideias herdadas, depositadas em uma camada profunda da nossa mente chamada de inconsciente coletivo. É como se tivéssemos recebido um código fonte, que nos faz enxergar, sentir e reagir da mesma forma a determinados símbolos e histórias arquetípicas.
Quando unimos o posicionamento e os arquétipos obtemos um método que possibilita acionar essas ideias que já estão na mente das pessoas, gerando familiaridade, confiança e identificação.
A confiança depositada em nossa Marca é um dos atributos mais preciosos e impacta diretamente a saúde financeira do nosso negócio, veja o que diz a pesquisa IN BRANDS WE TRUST, realizada pela Edelman: “consumidores recompensam marcas nas quais confiam com compra, lealdade e defesa”.
Outras questões que o Posicionamento Arquetípico resolve é a diferenciação através de uma essência de Marca Arquetípica. Você já deve ter notado, por exemplo, que todo ano milhares de profissionais saem da faculdade e entram no mercado de trabalho, somados aos outros milhares que já estão no mercado, a gente chega a uma problemática: como se destacar e ser escolhido como a melhor opção dentre todos esses profissionais que possuem mais ou menos a mesma qualificação?
E, a resposta é: construindo uma Estratégia de Comunicação Arquetípica. Através da união dessas áreas, do Marketing e da Psicologia, temos o necessário para:
Você já parou para pensar
Você com certeza já deve
Vamos entender primeiro o que